segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Policy Manager F-Secure Parte 1

F-Secure

A F-Secure Corporation foi fundada em 1988, em Helsinki, Finlândia, com o nome Data Fellows. No começo, nossas operações consistiam principalmente em treinamento de usuários de computadores e em desenvolvimento de sistemas de bancos de dados personalizados para clientes industriais. No entanto, a revolução do PC logo forneceu uma oportunidade para o desenvolvimento de software antivírus e lançamos nosso primeiro projeto de software principal (um verificador heurístico para produtos antivírus) em 1991.

Policy Manager

Policy Manager é uma solução de aplicativo de segurança. O administrador da rede pode definir, operacionalizar e monitorar as politicas de segurança corporativas. Além de administrar todas as soçuções críticas de seguranças e conteúdo em todos as camada da rede.
Principais recursos:
  • Gerenciamento Centralizado 
  • Gerenciamento Escalonável
  • Politicas de Gerenciamento 
  • Bloqueio das Configurações 
  • Relatórios gráficos
  • Interface de Usuário
  • Active Directory integration - Replicate your Microsoft Active Directory tree directly. 
Sistema Operacional suportado: Windows Server 2003, Server 2008, Server 2008 R2 e o Server 2012
Client Security


F-secure Client Security pode ser instalado remotamente, configurado e monitorado partir de uma localização central, com F-secure Policy Manager.
Configurações de aplicação da Política de prevenir o usuário final de desativação da proteção.
Controle de Aplicação controla de forma centralizada e blocos de aplicativos para se conectar a Internet.

Sistema Operacional suportado:  Win. XP sp3 32 bit, Win. Vista sp2 32 e 64 bit, Win. 7 32 e 64 bit e Win. 8 32 e 64 bit.

Server Security

Proteção contra Vírus e Spyware - protege o seu computador contra vírus, trojans, spywares, rootkits e outros malwares.
DeepGuard ™ - tecnologia de proteção de dia zero proativa detecta ameaças desconhecidas pelo monitoramento do comportamento do programa em atividades perigosas em tempo real e parar.

Sistema Operacional suportado: Família Windows Servers acima do 2003

Linux Security

 























Referencia
http://www.f-secure.com/export/system/fsgalleries/datasheets/ptg_fspm.pdf
http://www.f-secure.com/pt/web/operators_pt/about/history

domingo, 26 de maio de 2013

O que é o Kali Linux?

Funcionalidades do Kali Linux

Kali é uma reconstrução completa do BackTrack Linux, que adere totalmente aos padrões de desenvolvimento do Debian. Uma infraestrutura completamente nova foi montada, todas as ferramentas foram revistas e empacotadas, e nós utilizamos Git como nosso Sistema de Controle de Versões.
  • Mais de 300 ferramentas de testes de intrusão: Depois de rever cada ferramenta que estava incluída no Backtrack, eliminamos um grande número de ferramentas que não funcionavam, ou para as quais havia outra ferramenta com funcionalidade semelhante.
  • É, e sempre será gratuito: Kali Linux, como seu predecessor, é completamente livre, e sempre permanecerá como tal. Você nunca, nunca terá que pagar pelo Kali Linux.
  • Repositório Git livre: Somos proponentes convictos do software de código aberto e nossorepositório está disponível para todos que todos vejam e todos os fontes estão disponíveis para aqueles que desejem adaptar e remontar os pacotes.
  • Complacente com o padrão FHS: Kali foi desenvolvido para aderir ao Padrão Hierárquico do Sistema de Arquivos (ou FHS da sigla em inglês), permitindo que todos os usuários Linux facilmente localizem arquivos binários, de apoio, bilbiotecas, etc.
  • Vasto suporte à dispositivos wireless: Construímos o kali Linux para suportar tantos dispositivos wireless quanto pudemos, permitindo que o mesmo executasse adequadamente numa vasta gama de hardware e o tornando compatível como diversos outros dispositivos sem fio e USB.
  • Kernel adaptado para injeção de pacotes: Como consultores de testes de intrusão, a equipe de desenvolvimento às vezes precisa fazer avaliações em redes sem fio, então nosso kernel já inclui os últimos patches de injeção de pacotes.
  • Ambiente de desenvolvimento seguro: A equipe do Kali Linux é formada de um pequeno grupo de pessoas de confiança as quais só podem submeter pacotes e interagir com os repositórios usando múltiplos protocolos de segurança.
  • Repositórios e pacotes com assinaturas GPG: Todos os pacotes do Kali são assinados por cada desenvolvedor individual quando eles são construídos e submetidos ao repositório, que em seguida assina os pacotes também.
  • Múltiplos idiomas: Embora as ferramentas usadas em testes de intrusão tendam a ser escritas em inglês, nós nos asseguramos que o Kali possuísse um suporte a idiomas real, permitindo que mais usuários o operassem no seu idioma nativo, e encontrasse as ferramentas de que precisa para realizar suas tarefas.
  • Totalmente customizável: Nós entendemos perfeitamente que nem todos irá concordar com nossas decisões de design, então tornamos o mais fácil possível que nossos usuários mais aventureiros to customizem o Kali Linux ao seu gosto, através de todo o sistema até o kernel.
  • Suporte à ARMEL e ARMHF: Já que os sistemas baseados em processadores ARM estão se tornando mais e mais presentes e baratos, sabíamos que o suporte a processadores ARM no Kali precisaria ser o tão robusto quanto pudéssemos gerenciar, o que resultou em instaladores funcionais tanto para sistemas ARMEL quanto para ARMHF. Kali Linux tem repositórios ARM integrados com a distribuição principal, então ferramentas para ARM serão atualizadas em conjunto com o resto da distribuição. Kali atualmente está disponível para os seguintes dispositivos ARM:
Kali é especialmente indicado para testes de intrusão, então toda a documentação deste site pressupõe um conhecimento anterior do sistema operacional Linux.
Fonte: Kali

domingo, 19 de maio de 2013

Preparação para as Certificações




O que é Visual CertExam Suite?
Visual CertExam Suite é um mecanismo de teste projetados especificamente para preparação para o exame de certificação. Ele permite a você criar, editar e fazer testes de prática em um ambiente muito semelhante a um exame real.
Visual CertExam Suite inclui duas aplicações:
  • Visual CertExam Designer permite criar e editar seus próprios exames de prática profissional. Ele é projetado principalmente para os autores envolvidos no desenvolvimento do exame de prática.
  • Visual CertExam Manager organiza os exames criados no Visual Designer CertExam e apresenta-los ao tomador exame. Os Visual CertExam Interface Manager funciona como uma simulação realista do exame de certificação atual. 

Imagens do Visual CertExam Manager:
 



Bem-vindo ao ExamCollection.com!

Alguma vez você já preparado para um exame de certificação usando PDFs ou braindumps? Se sim, então eu acho que você vai concordar comigo que o uso de software teste de prática é muito mais confortável e eficiente para se preparar.
Aqui você pode baixar os testes de treinos livres para tais certificações como MCSE, MCDBA, MCSD, A +, Network +, Security +, CCNA, CCNP, e assim por diante. Todos os testes neste site foram criados com Visual CertExam Suíte . Visual CertExam Suite é um simulador de exame desenvolvido para preparação para o exame de certificação. Você também pode usá-lo como um substituto Trandumper. Arquivos com extensão VCE pode ser aberto com este programa.


Fontes:  Avanset
            ExamCollection
 

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Free Firewall Browser para Solução de Problemas e Melhor Gerenciamento


A SolarWinds lançou sua nova ferramenta gratuita Firewall Browser, que permite que os profissionais de TI possam solucionar problemas de firewalls e gerenciar facilmente todas as solicitações feitas, a partir do seu ambiente desktop. A ferramenta simplifica os desafios inerentes ao conjunto de regras baseadas em pesquisas de endereço ou de serviço. Além disso, SolarWinds Firewall Browser é a única ferramenta gratuita de busca e configuração de firewall que suporta pesquisas mixed-vendor, a partir de uma única interface.

A ferramenta traz ainda a capacidade de importação e busca ilimitada (Cisco, Check Point e Netscreen Configurations); regras de pesquisa e objetos com base no endereço IP, nome, serviço ou porta; capacidade para verificar se uma solicitação já foi tratada pelas regras de segurança, além de possibilitar a descoberta das melhores regras e objetos que podem ser reutilizados para fazer uma determinada modificação.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Revistas de TI Gratuitas




RTI - Redes, Telecom e Instalações é uma revista técnica, mensal, dirigida aos profissionais de TI, redes
e telecomunicações. Sua proposta editorial é cobrir tanto as infraestruturas (instalações) quanto as tecnologias de comunicação – de data centers a backbones de longa distância; de serviços de voz tradicionais a sistemas de segurança, telefonia móvel e multimídia; de linhas em cabos de cobre a comunicações ópticas e sem fio.

Uma publicação indispensável para a perfeita implantação e operação de redes, sejam elas de grandes corporações, de operadoras ou de provedores de serviços.  
 
Revista RTI



A Revista Espírito Livre teve seu início de atividades em Janeiro de 2009, tendo a sua primeira edição em Abril de 2009. A Revista Espírito Livre visa ser uma publicação em formato digital, a ser distribuída em PDF, gratuita e com foco em tecnologia, cultura livre, Internet, sempre tendo como plano de fundo o iniciativas como o software livre. A publicação já completou seu segundo ano de existência em sua edição de nº 25, em Abril de 2011. A periodicidade da Revista Espírito Livre é mensal.

Revista Espírito Livre


O informationweek está composto por oito blocos: a visão estratégica da empresa; inovação, recursos humanos, a equipe de TI, o papel da TI e a governança de TI nesse contexto; a estratégia da TI para suportar o Plano Estratégico da empresa; os investimentos previstos; e a relação da TI com os seus fornecedores.

Revista Informationweek


O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) foi criado pela Portaria Interministerial nº 147, de 31 de maio de 1995 e alterada pelo Decreto Presidencial nº 4.829, de 3 de setembro de 2003, para coordenar e integrar todas as iniciativas de serviços Internet no país, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados.
Composto por membros do governo, do setor empresarial, do terceiro setor e da comunidade acadêmica, o CGI.br representa um modelo de governança na Internet pioneiro no que diz respeito à efetivação da participação da sociedade nas decisões envolvendo a implantação, administração e uso da rede. Com base nos princípios de multilateralidade, transparência e democracia, desde julho de 2004 o CGI.br elege democraticamente seus representantes da sociedade civil para participar das deliberações e debater prioridades para a internet, junto com o governo.


Revista da CGI.BR



 A revista mensal brasileira sobre tecnologia, inovação, empreendedorismo digital e tendências, publicada pela Editora Abril e líder em seu segmento desde o surgimento.A Info possui ampla cobertura de informática tanto para uso pessoal como corporativo, indo desde a aplicação de determinados programas e sua forma de utilização, até o desempenho de variados hardwares, sempre, segundo a própria revista, testados por sua equipe. Também inclui reportagens sobre tendências científicas e tecnológicas.


Revista Info


 A Revista Segurança Digital é gratuita, em formato digital e aborda bimestralmente temas de Segurança da Informação, para mostrar a sua importância para os usuários e/ou corporações de todos os níveis...


Revista Segurança Digital


Há 13 anos, em Novembro de 1999, foi lançada a primeira revista da comunidade Linux brasileira. A Revista do Linux foi editada pela Conectiva Informática, empresa que desenvolveu a primeira distribuição do sistema operacional Linux fora dos Estados Unidos e Europa.

A Revista do Linux veio com a proposta de promover o uso do Linux e suprir a falta de literatura de apoio ao Linux em português. Possuía seções específicas para cada público, com artigos técnicos de alto nível, análise de aplicativos, notícias, curiosidades, entrevistas e tutoriais. Como estímulo a experimentação dos produtos, a revista vinha acompanhada de um CD como brinde, por edição, com aplicativos desenvolvidos para Linux ou até distribuições Linux completas.

Revista do Linux

Veja formas simples e gratuitas de estudar para certificações em TI

Por muitos anos, certificações em tecnologia da informação (TI) têm sido debatidas por profissionais da área. Alguns acreditam que elas são a chave para um emprego ou um salário melhor. Enquanto outros afirmam que elas só valem no papel. 

Para profissionais da área que estão em busca de certificação para colocar um tempero a mais em suas capacidades, há maneiras de estudar para as provas sem gastar muito ou até sem gastar nada.
Afinal, não há como negar. O investimento em cursos para estudar para exames de certificação é, muitas vezes, caro, observa Tim Warner, um veterano de 15 anos de TI, escritor e treinador no CBT Nuggets, especializada em treinamento de TI.
Depois de frequentar aulas, você ainda tem de pagar para fazer os exames. "Em média, os preços da prova variam entre 150 dólares e 350 dólares, por tentativa", diz Warner. "Alguns fornecedores de TI, como a Microsoft têm promoções que diminuem pela metade o custo de inscrição. Mas, de qualquer forma, pode ser caro para muitos profissionais”, ressalta. Felizmente, há uma série de recursos livres e de baixo custo que podem ajudá-lo a estudar para realiza os exames de certificação. Veja abaixo.
Estude as possibilidades com seu empregador atual
Se você estiver em uma posição que sua empresa pode pagar por um curso de formação, fornecer materiais de estudo, ou oferecer outros recursos para obter certificações, não custa tentar. E mesmo que o empregador não pague, ele pode ser oferecer descontos e outras facilidades se for membro de uma organização que oferece tais benefícios.
Verifique os recursos de sua escola
Se você está atualmente matriculado em um curso de TI, pode verificar se seu departamento acadêmico tem recursos disponíveis, como acesso gratuito a ferramentas de desenvolvimento de software, sistemas operacionais, bem como quaisquer descontos de computadores e hardware.
Aproveite as edições de software voltado para estudantes. E não se esqueça da biblioteca da escola, onde você pode encontrar guias de certificação de estudo ou outros recursos úteis.
Considere programas do governo
Verifique os recursos que as organizações governamentais estão oferecendo. O programa do governo Brasil Mais TI oferece periodicamente cursos gratuitos para profissionais de TI. Dos 500 milhões de reais do governo federal destinados ao TI Maior, uma parcela de 1,4 milhão de reais foi direcionada para capacitação de jovens talentos. Esses novos profissionais receberão treinamento a distância pelo portal do programa.
Assine o Safari Books Online 
Esta biblioteca digital on demand oferece uma coleção de mais de 20 mil títulos de tecnologia, que incluem mídia digital e livros de desenvolvimento profissional e vídeos da O'Reilly Media, Addison-Wesley, Peachpit Press, Microsoft Press e muito mais.
O conteúdo é em inglês e você pode ler e assistir vídeos no computador ou tablet. Depois de um teste gratuito de dez dias ou mil visualizações de páginas, as taxas variam de 20 dólares a 43 dólares por mês ou 300 dólares a 473 dólares por ano.
Junte-se à IEEE Computer Society
Dedicado ao ensino técnico e colaboração, esse braço do Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos nos Estados Unidos oferece inúmeros recursos que você pode usar para estudar.
O site conta com mais de 600 livros online via Safari Books, 500 livros online da Element K e descontos em livros sobre TI. Também oferece 4,3 mil cursos online para muitas certificações técnicas e de negócios e exames de proficiência da Brainbench.
O site tem diferentes planos para assinantes, que variam de 49,50 dólares a 99 dólares (para profissionais), a 20 dólares a 40 dólares (para estudantes).
Participe de fóruns de discussão online
Quem melhor para obter conselhos de estudo e aprovação no exame de certificação do que outros que já passaram por isso? Os participantes de fóruns de discussão muitas vezes compartilham exatamente o que eles acharam útil ao estudar e fornecem um feedback geral sobre o exame.
Mas lembre-se que as questões exatas, provavelmente, diferem em cada exame. Importante: obter ou publicar questões literais de exames geralmente é estritamente proibido por aqueles que aplicam os exames.
Verifique se os fornecedores de TI oferecem recursos para certificação 
A maioria dos fornecedores de certificação fornece pelo menos alguns recursos livres básicos no site que você pode usar quando estiver estudando. Embora você provavelmente não encontre profundidade em materiais livres, pode ter acesso a artigos, blogs, vídeos, webinars, fóruns de discussão e outros conteúdos que podem ajudar.
Por exemplo, a Cisco oferece o Cisco Learning Network, a Microsoft oferece o TechNet e o Microsoft Developer Network, a CompTIA o IT Pro Community e o CWNP provê acesso a recursos de aprendizagem sobre Wi-Fi.
Procure cursos online gratuitos de universidades 
A tendência crescente das universidades, incluindo o Massachusetts Institute of Technology (MIT), é oferecer aulas gratuitas online sobre temas de tecnologia. Embora a maioria desses cursos não é focada especificamente em certificações de tecnologia, eles podem ajudar na aprendizagem de uma variedade de tópicos em TI. A Coursera, por exemplo, realiza parcerias com várias universidades para oferecer cursos de sistemas de computadores, segurança e networking.
Verifique o acervo da biblioteca pública de sua cidade
Não se esqueça da biblioteca local. Você pode não encontrar livros atualizados para todas as certificações de TI ou tópicos, mas não faz mal verificar. Também consulte o site da biblioteca e parceiros que possam oferecer uma seleção maior.
Avalie o seu conhecimento com testes práticos
Não desperdice dinheiro para fazer um exame antes de estar pronto. Tire proveito de testes práticos para avaliar o que você sabe e o que precisa estudar mais. Apesar de as perguntas não serem as do exame real, elas devem cobrir temas semelhantes com base nos objetivos do exame.
Se você responder uma pergunta errada, tente compreender por qual razão a sua resposta está errada e as razões por trás da resposta correta. Uma rápida pesquisa no Google irá revelar muitos sites que oferecem esses testes, e você também pode encontrá-los em guias de estudo.
Ganhe experiência
Embora os métodos tradicionais de estudo sejam uma parte importante da preparação para um exame de certificação, contar com experiência prática da tecnologia que você está estudando é essencial para obter uma compreensão mais profunda sobre o tema.
Obter essa experiência pode ser relativamente fácil para aqueles que trabalham com TI, mas pode parece assustador para os outros. Confira as dicas abaixo.
Ferramentas de cloud
Para obter experiência prática sem ter de comprar e configurar o hardware necessário, considere o uso de nuvem. Por exemplo, o uso gratuito do Amazon EC2 Cloud permite acesso livre a plataformas Linux e Windows. Assim, você pode praticar comandos do Linux ou do Windows Server Administration. O Windows Azure oferece um teste de três meses que você pode usar para desenvolver software ou banco de dados.
Virtualização, Linux e particionamento
Quando você precisa trabalhar com outro software de virtualização de sistema operacional, como VMware Player, Windows Virtual PC ou VirtualBox é possível executar também outro sistema operacional - e suas apps - direito dentro do Windows.
Para sistemas operacionais baseados em Linux, você também pode começar a partir de um CD, que não requer a instalação de disco. Se você preferir fazer uma instalação completa de um sistema operacional, pode criar um dual-boot no PC.
Abaixo estão algumas dicas sobre maneiras baratas de ganhar alguma experiência prática por especialidade.
Rede
• Considere a criação de roteadores de código aberto ou livre como RouterOS, ZeroShell ou Endian para obter experiência de rede geral.
• Se você está estudando para uma certificação de rede - da Cisco ou Juniper, por exemplo – use emuladores para praticar comandos e simular configurações de rede. O código fonte aberto GNS3 Graphical Network Simulator, por exemplo, suporta Cisco IOS/IPS/PIX/ASA e Juniper JunOS.
• Para ganhar experiência com autenticação 802.1X ou para RADIUS, tente o open source FreeRADIUS ou o freeware TekRADIUS.
• Para a segurança da rede, considere fazer alguns testes de penetração em sua própria rede com o BackTrack.
Administração de Windows
Além das ferramentas baseadas em nuvem relacionadas acima, a Microsoft oferece testes gratuitos de Windows Server, Windows Small Business Server e outros produtos. Você também pode se inscrever para ter acesso aos recursos do Windows Server no site TechNet da Microsoft.
Banco de dados
Instale um servidor e manipule alguns dados, baixando a versão open source ou trial de seu banco de dados desejado, como MySQL, SQLite, PostgreSQL, Microsoft SQL Server, DB2, ou de produtos de banco de dados Oracle ou Sybase.
Desenvolvimento de software
• Considere efetuar o download da versão de avaliação gratuita de 90 dias do Microsoft Visual Studio para configurar um servidor web com Apache, por exemplo.
• Alunos, educadores e instituições, também têm em mente o programa DreamSpark da Microsoft, que oferece ferramentas de desenvolvimento de forma gratuita. Uma vez que você se inscreve no DreamSpark também pode receber 90 dias de acesso gratuito ao curso de .NET para Pluralsight, que é oferecido por dez dias gratuitamente para o público em geral.