Bacula é um software de backup de código aberto. Com ele é possível fazer backup remotamente de Linux, Solaris, FreeBSD, NetBSD, Windows, Mac OS X, OpenBSD, HP-UX, Tru64, AIX e IRIX.
No Brasil, o Bacula tem despertado o interesse de diversas grandes empresas, como o SERPRO, que já utiliza a ferramenta, de acordo com o alinhamento estratégico pela utilização de Software Livre.
Ainda, Heitor Medrado de Faria é um dos pioneiros em especialização na ferramenta no Brasil, tendo apresentado diversos trabalhos nos Eventos de Software Livre Nacionais e Internacionais, além de administrar um blog, em português, dedicado ao Bacula. ("Wikipédia")
O que é o Bacula?
Bacula é um conjunto de programas de computador que permite ao administrador do sistema para gerenciar backup, recuperação e verificação de dados de computador em uma rede de computadores de diferentes tipos. Bacula também pode rodar exclusivamente em um único computador e pode fazer backup para vários tipos de mídia, incluindo fita e disco.Em termos técnicos, é uma rede cliente / servidor baseado no programa de backup. Bacula é relativamente fácil de usar e eficiente, oferecendo muitos recursos avançados de gerenciamento de armazenamento que a tornam fácil de encontrar e recuperar arquivos perdidos ou danificados. Devido ao seu design modular, o Bacula é escalável de pequenos sistemas de computadores individuais para os sistemas constituídos por centenas de computadores localizados em uma grande rede.
Quem precisa Bacula?
Se você está usando um programa como o tar, dump, ou bru para backup de dados de seu computador, e você gostaria de uma solução de rede, mais flexibilidade, ou serviços de catálogo, Bacula provavelmente irá fornecer os recursos adicionais que você deseja. No entanto, se você é novo para os sistemas Unix ou não têm experiência de compensação com um pacote de backup sofisticado, o projeto Bacula não recomenda o uso Bacula, pois é muito mais difícil de configurar e usar do que tar ou dump.Se você quiser Bacula a se comportar como os programas acima mencionados simples e escrever sobre qualquer fita que você coloca no drive, então você vai encontrar a trabalhar com Bacula difícil. Bacula é projetado para proteger seus dados seguindo as regras que você especificar, e isso significa reutilizando uma fita apenas como último recurso. É possível "força" Bacula para escrever sobre qualquer fita na unidade, mas é mais fácil e mais eficiente usar um programa mais simples para esse tipo de operação.
Se você gostaria de um programa de backup que pode escrever vários volumes (ou seja, não é limitado pela sua capacidade de unidade de fita), Bacula pode mais provável preencher suas necessidades. Além disso, um grande número de usuários relatam que Bacula Bacula é mais simples de configurar e usar do que outros programas equivalentes.
Se você está usando um sofisticado pacote comercial, como Legato Networker. + ARCserveIT, Arkeia, ou PerfectBackup, você pode estar interessado em Bacula, que oferece muitas das mesmas características e é um software livre disponibilizado sob a licença GNU software Versão 2.
Componentes do Bacula ou Serviços
Bacula é composto das seguintes cinco grandes componentes ou serviços: Director, Console, Arquivo, Armazenamento e serviços Monitor.
Bacula Director
O serviço Bacula Director é o programa que supervisiona todo o backup, restauração, verificação e operações de arquivo. O administrador do sistema usa o Director Bacula para agendar backups e recuperar arquivos. Para mais detalhes veja o Diretor de Serviços Documento de Concepção do Daemon no Guia do Desenvolvedor do Bacula. O Diretor é executado como um daemon (ou serviço) em segundo plano. Bacula Console
O Bacula Console serviço é o programa que permite que o administrador ou usuário se comunicar com o Director Bacula Atualmente, o Bacula Console está disponível em três versões: com base em texto de interface de console, baseada em Qt interface, e uma interface gráfica wxWidgets. O primeiro e mais simples é executar o programa Console em uma janela do shell (ie TTY interface). A maioria dos administradores de sistema encontrará este totalmente adequado. A segunda versão é uma interface gráfica GNOME, que está longe de ser completa, mas bastante funcional, pois tem mais as capacidades do console shell. A terceira versão é um wxWidgets GUI com uma restauração de arquivos interativos. Ele também tem a maioria das capacidades do console shell, permite a conclusão de comando com tabulação, e dá-lhe ajuda instantânea sobre o comando que você está digitando. Para mais detalhes veja o Bacula Document_ConsoleChapter design da consola.
Arquivo Bacula
O serviço Bacula Arquivo (também conhecido como o programa cliente) é o
programa de software que é instalado na máquina para fazer backup.
Ele é específico para o sistema operacional em que é executado e é
responsável por fornecer os atributos de arquivo e dados quando
solicitado pelo Diretor.
Os serviços de arquivo também são responsáveis para a parte do
sistema de arquivo dependente de restaurar os atributos de arquivo e
dados durante uma operação de recuperação. Para mais detalhes veja o arquivo de Serviços Documento de Concepção do Daemon no Guia do Desenvolvedor do Bacula. Este programa é executado como um daemon na máquina para fazer backup. Além de daemons do Unix / Linux de arquivos, há um daemon de arquivos do Windows (normalmente distribuídos em formato binário). O daemon de arquivos do Windows é executado em versões atuais do Windows (NT, 2000, XP, 2003 e, possivelmente, Me e 98).
Bacula Armazenamento
Os serviços de armazenamento Bacula composto pelos programas de
software que executam o armazenamento e recuperação dos atributos de
arquivos e dados para a mídia de backup físico ou volumes.
Em outras palavras, o daemon de armazenamento é responsável por ler e
escrever suas fitas (ou outros meios de armazenamento, por exemplo,
arquivos). Para mais detalhes veja o Documento de Concepção do Storage Services Daemon no Guia do Desenvolvedor do Bacula.
Os serviços de armazenamento é executado como um daemon na máquina que
tem o dispositivo de backup (geralmente uma unidade de fita).
Catálogo
Os serviços são compostos Catálogo dos programas de software
responsáveis pela manutenção dos índices de arquivos e bancos de dados
de volume para todos os arquivos de backup.
Os serviços Catálogo permitir que o administrador do sistema ou usuário
para localizar rapidamente e restaurar qualquer arquivo desejado.
Os serviços Catálogo define Bacula além de programas de backup simples,
como alcatrão e bru, porque o catálogo mantém um registro de todos os
volumes utilizados, todos executados Jobs, e todos os arquivos salvos,
permitindo a restauração e gestão eficiente do volume.
Bacula atualmente suporta três diferentes bases de dados, MySQL,
PostgreSQL, e SQLite, um dos quais deve ser utilizada na construção
Bacula.
Os três bancos de dados SQL atualmente suportados (MySQL, PostgreSQL ou
SQLite) fornecem um grande número de recursos, incluindo indexação
rápida, consultas arbitrárias e segurança.
Embora o projeto Bacula planeja apoiar outros grandes bancos de dados
SQL, a implementação Bacula atual interface apenas para MySQL,
PostgreSQL e SQLite.
Para os detalhes técnicos e janelas ver o Catálogo de Documento de
Concepção de Serviços em que o desenvolvedor está documentado. Os pacotes para o MySQL e PostgreSQL estão disponíveis para vários sistemas operacionais. Como alternativa, a instalação da fonte é muito fácil, veja o capítulo MySQLMySqlChapter Instalando e configurando deste documento para os detalhes. Para mais informações sobre MySQL, consulte: www.mysql.comhttp://www.mysql.com. Ou veja o capítulo PostgreSQLPostgreSqlChapter Instalando e configurando deste documento para os detalhes. Para mais informações sobre PostgreSQL, consulte: www.postgresql.orghttp://www.postgresql.org.
Configurando e construção de SQLite é ainda mais fácil. Para os detalhes de configuração SQLite, consulte o capítulo SQLiteSqlLiteChapter Instalando e configurando deste documento.
Bacula monitor
A Bacula Monitor de serviço é o programa que permite que o
administrador ou usuário assistir o status atual de Administração
Bacula, os daemons do Bacula arquivos e daemons de armazenamento do
Bacula.
Atualmente, apenas uma versão GTK + está disponível, que trabalha com o
GNOME, KDE ou qualquer gerenciador de janelas que suporta o padrão
FreeDesktop.org bandeja do sistema.
Para executar uma gravação de sucesso ou restaurar, as seguintes quatro
daemons deve ser configurado e funcionando: o daemon Diretor, o daemon
de arquivo, o servidor de armazenamento, eo serviço de catálogo (MySQL,
PostgreSQL ou SQLite). Bacula Configuração
Para que o Bacula para compreender o seu sistema, o que os clientes que você quer e como backup, você deve criar uma série de arquivos de configuração que contém recursos (ou objetos). A seguir apresenta uma visão global do presente:Convenções usadas neste documento
Bacula está em um estado de evolução, e como conseqüência, este manual nem sempre concordam com o código. Se um item deste manual é precedido por um asterisco (*), indica que o recurso especial não é implementada. Se ele é precedido por um sinal mais (+), indica que a característica pode ser parcialmente implementada.Se você está lendo este manual como fornecido em uma versão lançada do software, o parágrafo acima é verdade. Se você está lendo a versão online do manual www.bacula.orghttp://www.bacula.org, por favor, tenha em mente que esta versão descreve a versão atual em desenvolvimento (no CVS) que pode conter recursos que não estão na lançou a versão. Da mesma forma, que geralmente fica atrás do código um pouco.
Início Rápido
Para obter Bacula em funcionamento rapidamente, o autor recomenda que primeiro verificar a seção Terminologia abaixo, em seguida, rapidamente rever o próximo capítulo, intitulado O Estado Atual do BaculaStateChapter, então a Introdução ao BaculaQuickStartChapter, que lhe dará uma visão geral rápida de obter Bacula em execução. Após o que, você deve proceder para o capítulo sobre Instalação BaculaInstallChapter, então Como configurar BaculaConfigureChapter e, finalmente, o capítulo sobre a execução de BaculaTutorialChapter.Terminologia
- Administrador
- A pessoa ou pessoas responsáveis pela administração do sistema Bacula.
- Backup
- O Backup termo se refere a um trabalho Bacula que salva os arquivos.
- Arquivo Bootstrap
- O arquivo de inicialização é um arquivo ASCII contendo uma forma compacta de comandos que permitem que o Bacula ou stand-alone utilitário de extração de arquivos (bextract) para restaurar o conteúdo de um ou mais volumes, por exemplo, o estado atual de um sistema de apenas backup. Com um arquivo de inicialização, Bacula pode restaurar o sistema sem um catálogo. Você pode criar um arquivo de inicialização a partir de um catálogo para extrair qualquer arquivo ou arquivos que você deseja.
- Catálogo
- O Catálogo é usado para armazenar informações resumidas sobre os Jobs, Clientes e arquivos que foram copiados e em que volume ou volumes. A informação guardada no catálogo permite que o administrador ou usuário para determinar quais trabalhos foram executados, o seu estatuto, bem como as características importantes de cada arquivo que foi feito o backup, eo mais importante, permite que você escolha quais arquivos para restaurar. O Catálogo é um recurso online, mas não contém os dados para os arquivos de backup. A maior parte da informação armazenada no catálogo também é armazenado nos volumes de backup (fitas, por exemplo). Naturalmente, as fitas também terá uma cópia dos dados de arquivo, para além dos atributos de arquivo (ver abaixo). O recurso de catálogo é uma parte do Bacula que o distingue de programas simples de backup e arquivamento, tais como despejo e alcatrão.
- Cliente
- Na terminologia Bacula, o cliente palavra refere-se à máquina que está sendo feito o backup, e é sinônimo com os serviços de arquivos ou daemon de arquivo, e muitas vezes, é referido a ele como o FD. Um cliente é definida em um recurso de arquivo de configuração.
- Console
- O programa que faz a interface com o Director permitindo que o usuário ou administrador do sistema para controlar o Bacula.
- Daemon
- Unix terminologia para um programa que está sempre presente no fundo para realizar uma tarefa designada. Em sistemas Windows, bem como alguns sistemas Unix, daemons são chamados serviços.
- Directiva
- A directiva termo é usado para se referir a uma declaração ou um registro dentro de um recurso em um arquivo de configuração que define uma configuração específica. Por exemplo, a directiva Name define o nome do recurso.
- Diretor
- O daemon do servidor principal Bacula que os horários e dirige todas as operações do Bacula. Ocasionalmente, o projeto refere-se ao Diretor como DIR.
- Diferencial
- Um backup que inclui todos os arquivos alterados desde a última gravação completa começou. Note, outros programas de backup pode definir isso de forma diferente.
- Atributos de Arquivos
- Os atributos de arquivos são todas as informações necessárias sobre um arquivo para identificá-lo e todas as suas propriedades, como tamanho, data de criação, data de modificação, permissões, etc Normalmente, os atributos são tratados exclusivamente por Bacula para que o usuário nunca precisa se preocupar sobre eles. Os atributos não incluem os dados do arquivo.
- Daemon Arquivo
- O daemon em execução no computador do cliente a ser apoiada. Isto também é referido como os serviços de arquivo, e às vezes como os serviços de cliente ou o DF.
- FileSet
- Um conjunto de arquivos é um recurso contido em um arquivo de configuração que define os arquivos a serem copiados. Consiste em uma lista de arquivos incluídos ou diretórios, uma lista de arquivos excluídos, e como o arquivo deve ser armazenado (compressão, criptografia, assinaturas). Para mais detalhes, consulte o definitionFileSetResource Resource FileSet no capítulo Director deste documento.
- Incremental
- Um backup que inclui todos os arquivos alterados desde o último completo, diferencial ou backup incremental começou. Ele é normalmente especificada na diretiva Nível na definição de recursos de trabalho, ou em um recurso de agendamento.
- Trabalho
- Um trabalho Bacula é um recurso de configuração que define o trabalho que Bacula deve executar para fazer backup ou restaurar um cliente particular. Consiste no Tipo (backup, restauração, verificação, etc), o Nível (completo, incremental, ...), o FileSet e armazenamento dos arquivos são backup (dispositivo de armazenamento, Pool de Mídia). Para mais detalhes, consulte o definitionJobResource de Recursos do Trabalho no capítulo Director deste documento.
- Monitor
- O programa que faz interface com todos os daemons permitindo que o usuário ou administrador do sistema para monitorar o status Bacula.
- Recurso
- Um recurso é uma parte de um arquivo de configuração que define uma unidade específica de informação que está disponível para Bacula. É composto de várias directivas (instruções de configuração individuais). Por exemplo, o recurso Job define todas as propriedades de um trabalho específico: nome, horário, piscina Volume, tipo de backup, o nível de backup, ...
- Restaurar
- A restauração é um recurso de configuração que descreve a operação de recuperação de um arquivo de mídia de backup. É o inverso de um save, só que na maioria dos casos, a restauração terá normalmente um pequeno conjunto de arquivos a serem restaurados, enquanto que normalmente uma Salve costas de todos os arquivos no sistema. Claro, depois de uma falha de disco, Bacula podem ser chamados a fazer uma restauração completa de todos os arquivos que estavam no sistema.
- Programar
- A Agenda é um recurso de configuração que define quando o Job Bacula será agendada para execução. Para utilizar o Calendário, o recurso Job irá se referir ao nome da agenda. Para mais detalhes, consulte o definitionScheduleResource de Recursos Agenda no capítulo Director deste documento.
- Serviço
- Este é um programa que fica permanentemente na memória à espera de instruções. Em ambientes Unix, serviços também são conhecidos como daemons.
- Armazenamento de Coordenadas
- As informações retornadas a partir dos Serviços de armazenamento que exclusivamente localiza um arquivo em uma mídia de backup. É composto de duas partes: uma parte pertence a cada arquivo salvo, e as outras peças diz respeito a todo o trabalho. Normalmente, esta informação é guardada no catálogo para que o usuário não precisa de conhecimento específico das coordenadas de armazenamento. As coordenadas de armazenamento incluem os atributos de arquivo (veja acima), mais o local exclusivo de informações sobre o volume de backup.
- Daemon de armazenamento
- O daemon de armazenamento, por vezes referido como o SD, é o código que grava os atributos e dados para um volume de armazenamento (geralmente uma fita ou disco).
- Sessão
- Normalmente refere-se à conversa interna entre o daemon do arquivo eo daemon de armazenamento. O daemon de arquivo abre uma sessão com o daemon de armazenamento para salvar um conjunto de arquivos ou para restaurá-lo. A sessão tem uma correspondência de um-para-um para um trabalho Bacula (veja acima).
- Verificar
- A verificação é um trabalho que compara os atributos de arquivo atuais para os atributos que foram previamente armazenados no catálogo do Bacula. Este recurso pode ser usado para a detecção de alterações nos arquivos críticos do sistema semelhante ao que um verificador de integridade de arquivos como o Tripwire faz. Uma das principais vantagens da utilização Bacula para fazer isso é que na máquina que você quer protegido, como um servidor, você pode executar apenas o arquivo de daemon, eo Diretor, daemon de armazenamento e Catálogo residir em uma máquina diferente. Como conseqüência, se o servidor for comprometida, é improvável que seu banco de dados de verificação será adulterado. Verificar também pode ser usada para verificar que os dados trabalho mais recente escritos para um volume concorda com o que é armazenada no catálogo (isto é, ele compara os atributos de arquivo), * ou pode verificar o conteúdo de volume contra os ficheiros originais no disco.
- * Arquivo
- Uma operação de arquivo é feito depois de um salvamento, e consiste em remover os volumes em que os dados são salvos do uso activo. Esses volumes são marcados como arquivados, e já não pode ser usado para salvar arquivos. Todos os arquivos contidos em um volume arquivados são removidos a partir do catálogo. Ainda não implementada.
- Período de retenção
- Existem vários tipos de períodos de retenção que Bacula reconhece. Os mais importantes são o período de retenção do arquivo, período de retenção de emprego, eo período de retenção de volume. Cada um destes períodos de retenção aplica-se ao tempo que os registos específicos será mantido no banco de dados de catálogo. Isso não deve ser confundido com o tempo que os dados guardados para um Volume é válido.
O período de retenção do arquivo determina o tempo que os registros de arquivo são mantidas no banco de dados de catálogo.
Este período é importante por duas razões: a primeira é que, enquanto
os registros de arquivos permanecem no banco de dados, você pode
"navegar" no banco de dados com um programa de console e restaurar
qualquer arquivo individual.
Uma vez que os registros de arquivo são removidas ou podadas do banco
de dados, os arquivos individuais de um trabalho de backup não pode mais
ser "navegados".
A segunda razão para escolhendo cuidadosamente o período de retenção de
arquivo é porque o volume dos registos de arquivo de dados utilizar o
espaço de armazenamento mais no banco de dados.
Como conseqüência, você deve garantir que "poda" regular dos registros
do arquivo de banco de dados é feito para manter seu banco de dados de
crescimento muito grande. (Veja o comando prune Console para obter mais detalhes sobre este assunto).
O Período de Retenção de trabalho é o tempo que os registros de trabalho serão mantidos no banco de dados. Note, todos os registros de arquivo são ligados ao trabalho que salvou os arquivos. Os registros de arquivos podem ser removidos deixando os registros de trabalho. Neste caso, a informação estará disponível sobre os trabalhos que corriam, mas não os detalhes dos arquivos que foram copiados. Normalmente, quando um registro do trabalho é eliminado, todos os registros de seus arquivos também serão eliminados.
O período de retenção de volume é o mínimo de tempo que um volume é mantido antes de ser reutilizado. Bacula irá normalmente nunca substituir um volume que contém a única cópia de backup de um arquivo. Em condições ideais, o Catálogo manteria entradas para todos os arquivos de backup para todos os volumes atuais. Uma vez que um volume é substituído, os arquivos que foram copiados nesse volume são automaticamente retirados do catálogo. No entanto, se há uma piscina muito grande de Volumes ou um volume nunca é substituído, o banco de dados de catálogo pode tornar-se enorme. Para manter o catálogo a um tamanho administrável, as informações de backup deve ser removido do Catálogo após o período definido File Retention. Bacula fornece os mecanismos para o catálogo a ser automaticamente podadas de acordo com os períodos de retenção definidos. - Examinar
- Uma operação de verificação faz com que o conteúdo de um volume ou uma série de volumes a serem analisados. Estes volumes com as informações sobre os arquivos que eles contêm são restauradas para o catálogo do Bacula. Assim que a informação é restaurado para o catálogo, os arquivos contidos nesses volumes podem ser facilmente recuperados. Esta função é particularmente útil se determinados volumes ou Jobs tenham excedido o período de retenção e foram podadas ou removidas do catálogo. Digitalização de dados a partir de volumes para o Catálogo é feito usando o programa bscan. Veja o sectionbscan bscan do Utilities Bacula capítulo deste manual para obter mais detalhes.
- Volume
- Um volume é uma unidade de arquivamento, normalmente uma fita ou um arquivo de disco chamado Bacula onde armazena os dados de uma ou mais tarefas de backup. Todos os Volumes Bacula ter uma etiqueta software escrito para o volume Bacula para que identifica o volume é realmente de ler. (Normalmente não deve haver confusão com os arquivos do disco, mas com as fitas, é fácil de montar a pessoa errada.)
O Bacula não é
Bacula é um backup, restaurar e programa de verificação e não é um sistema de recuperação de desastre completo em si mesmo, mas pode ser uma parte fundamental de um, se você planejar com cuidado e siga as instruções contidas no Capítulo RecoveryRescueChapter Desastres deste manual.Com bom planejamento, como mencionado no capítulo de Recuperação de Desastres, Bacula pode ser um componente central de seu sistema de recuperação de desastres. Por exemplo, se você tiver criado um disco de inicialização de emergência, e / ou um disco de recuperação Bacula para salvar as informações de particionamento atual de seu disco rígido, e manter um backup Bacula completo, é possível recuperar completamente seu sistema de "nu metal" que é a partir de um disco vazio.
Se você já usou o registro WriteBootstrap em seu trabalho ou qualquer outro meio para salvar um arquivo de inicialização válido, você será capaz de usá-lo para extrair os arquivos necessários (sem usar o catálogo ou manualmente procurando os arquivos a serem restaurados).
Interações entre os serviços Bacula
O diagrama de bloco a seguir mostra as interações típicas entre os serviços Bacula para um trabalho de backup. Cada bloco representa em geral um processo separado (normalmente um daemon). Em geral, o Director supervisiona o fluxo de informação. Ele também mantém o Catálogo.fonte: Site Oficial